SBD realiza mutirão de prevenção ao câncer de pele em Salvador e interior da Bahia


SBD realiza mutirão de prevenção ao câncer de pele em Salvador e interior da Bahia
Parte dos atendimentos acontece no Cican | Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 1º de dezembro, uma ação da 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, o Dezembro Laranja. Cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários oferecerão consultas e exames gratuitos em diversos estados.

Em Salvador, o atendimento acontece das 8h às 13h, no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e no Hospital Aristides Maltez. Haverá ainda ações nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista.

“Além do exame gratuito para prevenção e diagnóstico precoce do câncer da pele, a ideia da campanha é conscientizar a população para a necessidade de adotar hábitos preventivos, uma vez que no Brasil temos sol o ano inteiro e o efeito cumulativo da exposição aos raios solares é o principal fator de risco para a doença”, afirmou a dermatologista Anete Olivieri, presidente da SBD na Bahia.

De dezembro deste ano a março de 2019, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.