Pediatras criticam cenas de 'Segundo Sol' em que gestante consome bebida alcoólica


Destaque em Saúde: Pediatras criticam cenas de novela em que gestante consome álcool
Foto: Reprodução / TV Globo

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou nesta segunda-feira (15) um ofício ao diretor do Núcleo de Dramaturgia da Rede Globo, Silvio de Abreu, com um pedido de reparação por parte da emissora. A ação foi motivada pela exibição de cenas da novela Segundo Sol nas quais a personagem Rosa (Letícia Colin) ingere grande quantidade de bebida alcoólica, apesar de estar grávida.


No documento, assinado pela presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, são detalhados os problemas relacionados ao consumo do álcool durante as gestações e a importância da prevenção. A entidade solicita à TV Globo que, "dentro da mesma novela, seja oferecido o devido esclarecimento e estimuladas as práticas preventivas que podem evitar o aparecimento de manifestações da Sindrome Alcóolica Fetal (SAF)", relacionada ao consumo de álcool.


A SBP recomenda ainda à emissora que, "de forma geral, ao tratar de temas que tenham relação com a infância e a adolescência, em todas as suas fases, os autores fiquem atentos à responsabilidade de veiculá-los em acordo com práticas saudáveis ou então apontando caminhos para superação de eventuais problemas".


Para a entidade, mesmo sendo uma obra de ficção, uma novela, como Segundo Sol, ao mostrar cenas como da embriaguez de Rosa, pode "confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos".