SMS reforça importância de vacinação contra o sarampo


SMS reforça importância de vacinação contra o sarampo
Foto: Reprodução / DM

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu um alerta à população sobre a vacina contra o sarampo. A Vacina Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rúbeola, é recomendada pelo Ministério da Saúde para indivíduos de 1 a 49 anos de idade. Maiores de idade que não têm certeza se foram vacinados na infância devem procurar um posto de saúde para realizar a imunização.

O sarampo é uma doença febril aguda causada por um vírus que pode atingir indivíduos em qualquer idade. O vírus pode ser trasmitido de pessoa para pessoa, através de secreções das vias respiratórias, que são eliminadas na tosse, espirros ou até mesmo na fala.

O Brasil confirmou, até a última terça-feira (17), 677 casos de sarampo em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira (18), há ainda 2.724 casos em investigação (leia mais aqui). A vacinação deve ser feita mesmo em regiões em que não há surto.

O indivíduo que apresentar sintomas como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na parte interna da boca, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A vacina é contra-indicada para gestantes, casos suspeitos de sarampo e imunocomprometidos.