Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontecerá em agosto


Resultado de imagem para A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite 2018

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite já tem data definida: de 6 e 31 de agosto, tendo 18 como o Dia D de mobilização nacional. A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias.

Os recentes casos confirmados de sarampo nos estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro deixaram um alerta para o risco de proliferação da doença pelo País. Mesmo sem nenhum caso registrado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) preparou um plano de emergência para alertar os municípios.

O Brasil foi considerado livre do sarampo em 2016 e chegou a receber um certificado de eliminação de circulação do vírus. Atualmente, a doença voltou a ser motivo de preocupação entre os órgãos sanitários por conta dos novos casos e baixa cobertura vacinal.

O alto risco para retorno da poliomielite também preocupa. Por recomendação do Ministério Público Federal,  os municípios precisam adotar as medidas necessárias para garantir o aumento da vacinação contra a doença. Conforme levantamento divulgado na última semana, a maioria das cidades brasileiras têm menos de 50% das crianças protegidas contra a pólio.

A Sesab confirma que as vacinas são referentes a tríplice viral e estão disponíveis na rotina dos postos de saúde para pessoas que estejam no calendário e não tenham o registro da vacina até 49 anos.