Prefeita Lora Pontes faz viagem a Salvador com sua comitiva para buscar melhorias para o município



Na última quinta e sexta-Feira dias 31 de maio e 1º de junho a prefeita Lora Pontes juntamente com sua comitiva, estiveram em Salvador fazendo uma importante visita em busca de ações a serem aplicadas no município de Cândido Sales.

Acompanhada do Secretário de Expansão Econômica Dudu Pontes e do vereador Guda, participaram da Adesão ao Governo do Estado ao plano de garantia safra, que beneficiará os produtores da agricultura familiar do município de Cândido Sales, lhes garantindo uma RENDA MINIMA caso haja perca de sua plantação, em função ou por excesso de chuvas.

O governador Rui lançou ainda a demarcatória rural, urbana e sub-urbana, que garantirá o título de terra para ao produtor rural e a escritura de casas na área urbana.
Candido Sales ja havia encaminhado uma solicitação de Convênio com a CDA, órgão do Governo do Estado que trata da demarcatória, neste caso, Cândido Sales expandirá o programa alem da cota oferecida pelo Governo à todos os Municípios. 
O encontro ocorreu no Auditório da UPB, contando com a presença do governador Rui Costa , do secretário de desenvolvimento rural  Jerônimo Rodrigues , do secretário de desenvolvimento econômico Jaques Wagnes e centenas de prefeitos e parlamentares.
 O governo destinará mais de 30 milhões para o programa.




A prefeita Lora Pontes disse que aderiu ao "Programa Garantia - Safra 2017", para garantir aos produtores da agricultura familiar do nosso município o direito a este benefício social que protege por tempo determinado, caso o produtor perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Em seguida eles foram  recebidos  pelo ex Governador e atual secretário de desenvolvimento econômico  Jaques Wagner, onde foi discutido uma parceria para o fortalecimento econômico do município de Cândido Sales. Na oportunidade a prefeita Lora Pontes convidou Wagner para participar da entrega e inauguração da Adutora do Rio Pardo que levará água para interior do município, cuja data será  marcada em breve pelo nosso governador Rui Costa. 


Lora Pontes foi à Bio Fábrica - Instituto Bio Fábrica de Cacau da Bahia, criado pra recuperar a lavoura cacaueira, mas que lidera o PROGRAMA RENIVA, Que visa em parceria com a EMBRAPA, fazer os melhoramentos genéticos nas mudas de mandioca,
eliminando assim as pragas e melhorando a precocidade e produtividade,reduzindo o tempo e aumentando a quantidade por área plantada.Estamos adotando estas novas mudas para serem implementadas no município de Cândido Sales,e isso poderá fazer com que a nossa produção salte de 7 toneladas por hectare, para 70 toneladas por hectare, um aumento de 10 vezes mais.
Com um moderno e bem equipado Laboratório, a Bio Fábrica conta com mais de 30 viveiros,produzindo alem do cacau e mandioca, também mudas de abacaxi modificada, de goiaba gigante voltada pra produção de suco, de banana e assaí.



“A Bio fábrica tem papel fundamental no reflorestamento, no diálogo e fortalecimento da agricultura familiar, na diversificação agrícola e agroindustriais no estado, além de auxiliar em programas ambientais em diversos ecossistemas encontrados na Bahia.


A comitiva da Prefeita Lora Pontes chamou a atenção do Instituto, nunca havia chegado alí uma comitiva tão numerosa, com 12 pessoas a prefeita, o secretario de expansão Dudu Pontes, o pres da câmara Vanzinho França, os vereadores Keu e Lecão, o técnico agropecuário do município Mozart David, o gerente de associativismo Bazão, e mais os pequenos produtores da agricultura familiar do município de Cândido Sales, e os presidentes de associações, Helio do Bomba, Renílson do Boi Bravo, e Mileno da Lagoa do Moreira.





Prefeitura Municipal de Cândido Sales - Progresso Transformação e Justiça Social