Hemoba tem estoque de sangue crítico e faz apelo para doações; Saiba como doar

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca a população para doar sangue, em decorrência dos registros de redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o apelo tem o objetivo de estabilizar os estoques da unidade e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado.
Os estoques da Hemoba estão apresentando situação crítica, sobretudo os tipos sanguíneos com fatores de Rh negativo, que precisam de reposição com urgência. Por isso, o Hemoba solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue.
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.
Em Vitória da Conquista, o Hemoba fica localizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), na Avenida Filipinas, s/n°, Bairro Jardim Guanabara. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas. É preciso apresentar documento original com foto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3427-4501.