Baleia Azul preocupa Governo, e Sesab lança campanha de esclarecimento

O jornal Correio da Bahia estampa neste 6ª feira (21) manchete de capa sobre preocupação dos pais da capital baiana sobre a Baleia Azul. Diz a manchete: Baleia Azul alarma os pais em Salvador.
A Sesab, Secretaria de Saúde da Bahia, determinou a adoção de medidas preventivas para proteger e orientar adolescentes em razão de suspeitas de tentativas de suicídio estimuladas pelo jogo virtual Baleia Azul.
Baleia Azul é um jogo que começou na Rússia, e o boato de que suicídios estariam relacionados a ele chegou ao Brasil este ano. A Polícia Federal, em Pernambuco, emitiu um comunicado para alertar pais e responsáveis sobre os riscos.
Bahia / Sesab
O secretário da saúde Fábio Vilas-Boas determinou a criação de uma força tarefa para investigar casos de jovens que procuraram assistência hospitalar nos últimos dias por conta de atos de automutilação e outros ferimentos. O secretário chama atenção para que os pais fiquem atentos a sinais que evidenciam a pratica que leva ao suicídio de muitos jovens.  “A orientação aos pais e educadores dos jovens é que se registre a ocorrência, seja preservado o material (celular e/ou computador) e prestado atendimento médico imediato”, afirma e apela o secretário.
A Secretaria recomendou que hospitais, prontos socorros, unidades de saúde e demais serviços de atendimento médico na Bahia redobrem a atenção em situações de automutilação e uso inadequado de medicamentos por crianças e adolescentes. Confira os sinais de alerta indicados pela Sesab: