PRP: Bahia da Felicidade


Lôra Pontes aponta soluções para Cândido Sales


Presidente do PRP /Ba  Alexandre Marques e Lôra Pontes
Pensando em promover o diálogo sobre a situação dos municípios baianos, o PRP Bahia criou uma série de entrevistas que recebeu o nome de Bahia da Felicidade. Nesta série entrevistamos pré-candidatos que nos falam sobre realidade de seus municípios e trazem a tona questões que podem e devem ser trabalhadas para construirmos uma Bahia melhor e mais feliz.
Nesta primeira entrevista conversamos sobre a cidade de Cândido Sales. Quem nos trás um panorama do que acontece por lá é a pré-candidata a prefeitura municipal, Lôra Pontes. Empresária da área comercial a mais de 26 anos, Lôra lida diariamente com o povo e conhece as reais necessidades da comunidade local. Ela, que já foi vereadora aos 18 anos de idade, nos revela o que já vivenciou em seus 28 anos de política.
Acompanhe a entrevista com Lôra Pontes:
PRP Bahia: A quanto tempo você está na política? Porque você resolveu entrar para a política?
Lôra Pontes: Estou na politica há muito tempo, desde 1988, quando fui eleita vereadora. Sempre me incomodei com os problemas que identifico na minha cidade, então, na verdade, eu decidi entrar para a política porque entendi que através da política eu poderia ajudar o povo sofrido da minha terra.
PRP/BA:Qual realização você se orgulha de ter feito ou contribuído para seu acontecimento?
Lôra Pontes: Como nunca tive cargo executivo, me orgulho de tudo que pude contribuir estando no legislativo. Me orgulho de fazer parte de um grupo político a mais de 30 anos e que muito contribuiu para o progresso de nossa cidade. Nesse período, a exemplo, trabalhamos para conseguir pavimentações, energia em diversos pontos e,  para resolver os problemas sociais em várias localidades de Cândido Sales.  Também trabalhamos para melhorar as condições de funcionamento do Hospital e vários outros feitos de relevância como, a instalação de uma Fábrica para a cidade, na época que nosso grupo do PRP esteve no poder. A gente se orgulha por fazer parte deste grupo, de ter contribuído com os projetos, de ter contribuído com o plano de governo.
PRP/BA: Estamos vivendo um momento de grande engajamento popular na política, onde as pessoas estão cobrando mais comprometimento social por parte dos políticos e o fim da corrupção. O que você acha disto?
Lôra Pontes: Eu acho super positivo o engajamento do povo na política, afinal o futuro das comunidades é muito impactado pelas decisões políticas. Se as pessoas se interessam por política poderei mostrar com maior clareza os meus planos de governo, os meus projetos. Poderei mostrar que estou para fazer o melhor para o nosso povo, que não sou corrupta, que faço parte dos políticos sérios. Quanto mais engajados o povo estiver, mais eles notarão que realmente estou com a melhor das intenções e, que estou na política porque pretendo fazer o meu melhor.
PRP/BA: Para você, qual o valor da transparência na política?
Lôra Pontes:  Com relação à transparência, eu penso que isto é de fundamental importância na política porque somente com acesso a ampla informação é possível ter autonomia para votar. É através da transparência que o povo consegue ver o que nós, políticos, estamos fazendo e, como estamos agindo.
PRP/BA: O PRP desenvolveu um Plano de Metas que prevê ações em cinco grandes áreas: 1-Saúde, 2-Desenvolvimento econômico sustentável, 3-esenvolvimento social, cidadania e cultura, 4-Segurança e justiça, 5- Educação, ciência, tecnologia e inovação. Com quais áreas de atuação do plano você mais se identifica ?
Lôra Pontes: Realmente o Plano de Metas do PRP é completo, mas o que eu mais me identifico é a saúde. Ela deve estar em primeiro lugar para que as pessoas possam usufruir dos outros direitos que o município deve garantir. Em Cândido Sales, minha cidade, infelizmente a saúde está doente. E saúde hoje para nossa comunidade é prioridade das prioridades. Por isso teremos que ter soluções urgentes para salvar o nosso povo.
PRP/BA: Qual a importância do trabalho social junto às comunidades? Como você pretende trabalhar isto em seu mandato?
Lôra Pontes O trabalho social para mim é de grande relevância. Penso que o trabalho social deveria ser a maior motivação política de qualquer candidato. Então pretendo trabalhar com os programas sociais, com assistência social e associações de bairros, distritos, povoados. E principalmente, ouvir diretamente o nosso povo no dia-a-dia, me manter informada da real necessidade da população.
PRP/BA: Qual a atual situação de seu município? Existem medidas urgentes que você Qual a atual situação de seu município? Existem medidas urgentes que você pretende tomar quando for eleito?
Lôra Pontes: A situação do nosso município está caótica e isso é algo que não sinto o menor prazer em falar. A saúde vai muito mal, a educação vai mal, infraestrutura de mal a pior e não temos saneamento básico. Por aqui, os problemas sociais não estão sendo levados a sério. Questões a serem resolvidas não faltam, por isto quero ser prefeita de Cândido Sales. Precisamos tomar medidas urgentes. Dentro destas medidas urgentes, daremos prioridade à saúde e também ao saneamento básico, pois através dele podemos reduzir vários problemas de saúdo do nosso povo.