Jaimilton Acioly – Resumo Biográfico

Jaimilton Acioly é um político baiano, foi o primeiro prefeito eleito no município de Cândido Sales-BA após a redemocratização do país em 1988, criou a estrutura administrativa do município que perdura até hoje e promoveu avanços significativos nas áreas de educação, saúde e cultura no município em seus dois mandatos de prefeito.
Nascido em Itajaí, distrito do município de Nova Canaã na Bahia, filho de Manfredo Acioly de Santana e Maria Jose Sousa Acioly. Jaimilton veio com a sua família para o município recém emancipado de Cândido Sales-BA quando tinha 12 anos de idade, ocasião em que sua família foi recepcionada pela comunidade local e por lideranças políticas como o senhor Moisés Felix dos Santos, principal liderança política do município na época.
Jaimilton chegou a Cândido Sales em ano político e, mesmo criança, percebia a movimentação que estava ocorrendo naquele ano de 1966, em pleno regime militar.
Jaimilton entrou efetivamente na política com o incentivo de lideranças locais, e filiou-se a primeira vez 1978 em partido político MDB/PMDB, antes disso militou em movimentos sociais de Cândido Sales-BA como a ALA Jovem Social e o MOCOPO, do município entre outros. Em 1982 aos 24 anos de idade, Jaimilton se candidatou a prefeito pela primeira vez.
Entre as pessoas que influenciaram na formação política de Jaimilton Acioly nesse período, vale destacar lideranças locais como Moisés Félix dos Santos, José Machado Ribeiro, Otaviano Cruz do Nascimento e Antonio Santana de Brito “TONICO”; essas pessoas, o incentivavam a participar da vida pública do município, reconhecendo o seu potencial para ser um bom político.
Políticos da região e da esfera nacional como Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Valdir Pires e Coriolano Sales, também influenciaram de algum modo a participação de Jaimilton Acioly na vida pública brasileira, através do exercício do Direito Político. 
Jaimilton foi prefeito de Cândido Sales-BA por dois mandatos: 1989-1992 e 1997-1999. No seu primeiro mandato realizou importante reforma administrativa no município, criando as secretarias de educação, assistência social e finanças, também foi nessa época que foi implantada primeira comarca judiciária e o PELOTÃO de Policia Militar.
Em seus mandatos de prefeito, Jaimilton desenvolveu fortemente a infraestrutura do município com a construção de prédios e praças públicas além da pavimentação de diversas vias importantes em todo Território Municipal. Em sua passagem pelo governo municipal de Cândido Sales-BA na condição de prefeito, vale destacar as ações do político nas áreas de Saúde, Educação e Cultura.
Jaimilton também foi vice-prefeito de Cândido Sales entre 2001 e 2004, quando assumiu a recém criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica – SEMDEECON, nesse período o político esteve à frente de importantes iniciativas para o desenvolvimento econômico do município, através da construção de parcerias com a universidade, instituições de assistência técnica e financiamento.
Entre as ações desenvolvidas pela SEMDEECON vale destacar aquelas voltadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar do município como o Programa de Fortalecimento da Mandiocultura; Criação de Caprinos e Ovinos. Nesse período também foram realizadas ações visando o fortalecimento do comércio local com cursos e treinamentos sobre empreendedorismo e disponibilização de crédito.
Foi nesse período em que Jaimilton Acioly ocupava a pasta de expansão econômica que o município realizava eventos temáticos sobre empreendedorismo, economia e agricultura familiar com destaque para o Seminário Regional da Cultura da Mandioca realizado a cada ano pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e também, a Festa do Bode, evento que reunia produtores das diversas associações em atividade no município, técnicos e a comunidade para trocarem experiências e informações, além de realizar negócios.
Também foram realizados diversos Seminários Técnicos voltados ao pequeno agricultor no período em que Jaimilton foi secretário municipal de expansão econômica entre eles o Seminário sobre a Cultura do Abacaxi, Ovinocaprinocultura, Seminário sobre Meio Ambiente e Cultura do Eucalipto, além do Seminário sobre a cultura da mandioca que reunia em Cândido Sales-Ba os maiores especialistas do mundo no assunto.
Quando secretário, Jaimilton Acioly desenvolveu diversos cursos voltados aos produtores rurais e pequenos comerciantes do município, no entanto, o grande destaque foi mesmo para os investimentos no pequeno produtor e na Agricultura Familiar, que durante o período teve incremento de mais de R$ 6.000.000,00 (Seis Milhões de Reais).
Jaimilton esteve novamente à frente da SEMDEECON de 2010 a 2012, onde mesmo em situação política adversa, conseguiu viabilizar importantes projetos para o município como a aquisição do conjunto agrícola (trator + implementos) e o incentivo à produção de leite no município, nesse período que foi elaborado o projeto para aquisição de máquinas através do PAC 2, posteriormente contemplado na gestão (2013-2016).
Atualmente Jaimilton continua exercendo a sua liderança política em Cândido Sales e região e mais recentemente foi convocado por lideranças do município a assumir um novo projeto político, agora integrado ao Partido dos Trabalhadores – PT, que apresentou a sua pré-candidatura a prefeito de Cândido Sales em Maio de 2015.
Jaimilton tem o apoio político do atual governador do Estado da Bahia Rui Costa, do deputado federal Waldenor Pereira, ex-reitor da UESB e do deputado estadual José Raimundo, além do prefeito de Vitória da Conquista – BA Guilherme Menezes, políticos do Partido dos Trabalhadores – PT com larga experiência e representatividade na região e no Brasil, Jaimilton também tem o apoio do atual vice-prefeito de Cândido Sales Ednei Santana Santiago.