Barra do Choça: Investimentos do governo estadual garantem incentivo para realização do 10º Encontro Nacional do Café 


Começou hoje (24) e vai até a próxima terça-feira (26) o 10º Encontro Nacional do Café, realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. O encontro é realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia e prefeitura Municipal de Barra do Choça e organizado pelos empresários Carlos Novaes, Gianno Brito e Valéria Vidigal.

Barra do Choça faz parte do território do Planalto da Conquista, região produtora de café arábica que se destaca pela alta qualidade do grão em virtude do tipo de clima e solo, e que é exportado para várias partes do mundo pela suas características próprias de acidez, doçura e aroma. O encontro atrai todos os anos pesquisadores, empresários, produtores de café, estudantes e interessados de várias partes do país para a difusão de novos conhecimentos e novas tecnologias acerca da produção do café, com palestras, minicursos, estandes e também mostra de arte.
O deputado federal Waldenor Pereira esteve ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, do presidente da Assocafé, João Lopes, do secretário municipal de Agricultura de Barra do Choça, Erick Fabiano, do representante da Fundação Procafé, José Braz Matiello, do jornalista Romar Rudolfo Beling, do presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista, a Coopmac, Jaimilton Gusmão, do diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), e dos organizadores do evento, Gianno Brito, Valéria Vidigal e Carlos Novaes.

Durante sua fala, o deputado Waldenor falou sobre seu orgulho em participar da abertura e também de apoiar o 10º Encontro Nacional do Café porque, segundo ele, o evento “foi idealizado e é realizado por pessoas dignas e muito distintas, que representam muito bem a cafeicultura no cenário nacional”, disse.  


Waldenor destacou ainda o orgulho de ter contribuído, junto com o deputado estadual Zé Raimundo, na articulação do apoio financeiro para a realização do evento: “ Nós colocamos uma emenda parlamentar no valor de 100 mil reais para que este evento pudesse ser realizado, claro, parte do financiamento e felizmente conseguimos cumprir a palavra, mas só conseguimos cumprir a palavra porque tivemos o apoio decisivo do secretário Jerônimo aquipresente e do secretário da fazenda, Manoel Vitório. A emenda acabou não sendo liberada em tempo e o governo do Estado, com o apoio do governador Rui Costa, antecipou pra gente o pagamento, de forma que aconteceu uma coisa muito positiva: nós contribuímos com este evento que está começando hoje e o recurso da emenda já está garantido para o ano que vem”, comemorou.

O secretário estadual Jerônimo Rodrigues parabenizou a comissão pela organização do evento e incentivou que os produtores continuem exportando um café de qualidade, sempre agregando valor:“E só se faz isso com pesquisa, só se faz isso com conhecimento, com investimento de política pública e aí o deputado Waldenor demonstrou a sua sensibilidade colocando uma emenda e se vocês fizeram uma certa pressão positiva querendo garantir a liberação do recurso, ele fazia da mesma forma com a gente, tentando ver se estava garantido, se estava certo e nós conseguimos fazer isso”, finalizou.

Texto: Indhira Almeida 
Fotos: Vinicius Brito